abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Carreira Linkedin: Seu currículo na rede social voltada para profissionais

Linkedin: Seu currículo na rede social voltada para profissionais

E-mail Imprimir PDF

Que tal usar redes sociais para expandir sua network e maximizar as chances de ser encontrado por uma empresa que precise de sua experiência e conhecimentos? A rede social mais conhecida que oferece essa possibilidade é o Linkedin. Para que você tenha uma ideia de sua efetividade, nos EUA ela já é uma das principais fontes de pesquisa das empresas e, no Brasil, as grandes como o Google, começam a fazer o mesmo, anunciando as vagas disponíveis no perfil da empresa no Linkedin. Além disso, centenas de consultores de RH passaram a utilizar este serviço para procurar talentos.

No processo de cadastro você alimentará as informações relacionadas à sua formação, seus conhecimentos e experiência. A experiência profissional será adicionada individualmente por empresa onde trabalho e, eventualmente, a empresa já pode ter sido cadastrada anteriormente, assim, é importante que use-a para que seu perfil fique interconectado com o dos seus colegas. O histórico acadêmico funciona da mesma forma, as instituições serão adicionadas uma a uma e também permitirão relacionar-se com colegas que há tempos não tem contato. Além dos dados do perfil, você poderá cadastrar um currículo contendo uma descrição resumida de sua experiência profissional.

Importante: Linkedin é uma rede social, criada para relacionamentos profissionais, por isso, tome cuidado com o tipo de conteúdo que irá publicar. Pense em seu perfil como um cartão de apresentação para empresas, então está óbvio que determinados tipos de exposição devem ser evitados. Comporte-se de forma profissional e ética na rede, não ofenda pessoas e nem empresas e nem pense em usar fotografias mais "à vontade" em seu perfil.

O Linkedin oferece várias possibilidades para encontrar pessoas conhecidas para alimentar sua rede de contatos, desde integração com sua conta de e-mail (Gmail, Yahoo ou AOL), até mecanismos de pesquisa por empresa e instituições de ensino. Depois de encontrá-las, solicite sua adição como contato para que o Linkedin crie uma conexão entre você e seu colega. Mais uma vez quero atentar ao fato de que não é uma rede como Orkut ou Myspace, por isso, não saia adicionando pessoas estranhas e não aceite seus convites também. Isso manterá sua rede com a qualidade necessária para que as oportunidades boas cheguem a você.

Existe também a possibilidade de você fazer um convite ao Linkedin para um amigo ou colega que ainda não está cadastrado, informando seu e-mail e enviando o convite. Assim que ele se cadastra e alimenta a própria rede, as chances de aumentar a sua também aumentam.

O site possui ainda outro serviço interessante que é o Linkedin Groups, ou Grupos do Linkedin. São grupos de pessoas que formam uma espécie de comunidade virtual e que possui um tema central, como uma empresa ou uma área de interesse. Associar-se a estes grupos, dentro de suas próprias áreas de interesse e atuação, facilitará que você fique por dentro de propostas de trabalho e também conhecerá mais pessoas que poderão expandir ainda mais sua rede de contatos.

Outro serviço útil é a visualização de quantas e que pessoas visitaram ou pesquisaram seu perfil nos últimos dias, servindo como um termômetro que mede a atratividade de seu perfil profissional.

Como já era de se esperar, além da vasta gama de recursos gratuitos, o Linkedin oferece alguns diferenciados que são pagos e que dão um "plus" no seu perfil, aumentando sua atratividade e, consequentemente, a quantidade de vezes que ele será visualizado sempre que alguma empresa estiver procurando talentos. De toda forma, os recursos gratuitos são excelentes e suficientes para você melhorar as suas chances de encontrar boas oportunidades de emprego.

O Linkedin é uma excelente oportunidade para melhorar suas chances, aproveite porque é de graça e gera bons resultados.

Um grande abraço e sucesso!

CLIQUE AQUI e tire suas dúvidas sobre vários temas relacionados à sua carreira profissional.

Última atualização em Seg, 21 de Maio de 2012 13:22  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco