abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padr√£o
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Carreira Como procurar emprego na internet

Como procurar emprego na internet

E-mail Imprimir PDF

Os profissionais que est√£o √† procura de oportunidades de trabalho tamb√©m foram afetados por aquela que √© a respons√°vel pela quebra dos maiores paradigmas vigentes na √ļltima d√©cada: a internet.

Tanto isso é verdade que empresas como a Catho e a Manager estão rachando de ganhar dinheiro com profissionais que procuram recolocação no mercado de trabalho. Em resumo, elas oferecem o seguinte:

  • Visibilidade do curr√≠culo √†s vagas que melhor se adequam ao perfil do candidato para que seja localizado mais facilmente pelas empresas de recrutamento;
  • Consultoria para preenchimento do curr√≠culo para que fique mais profissional;
  • Possibilitam que o assinante tenha acesso √† informa√ß√Ķes privilegiadas das vagas oferecidas.

Como em todos os casos onde paradigmas são substituídos por outros, agora os candidatos veem-se apurados procurando formas de ter seu currículo caindo na mão de quem preenche as vagas, especialmente as melhores vagas.

Especialistas de Recursos Humanos que trabalham em empresas como a Catho e a Manager recomendam que os candidatos usem todos os meios possíveis oferecidos pela internet para divulgar seu currículo.  Dentre esses meios, os que têm maior potencial de gerar resultados são:

  • Sites de empresas de recrutamento, pagos e gratuitos;
  • Sites das empresas (link "Trabalhe Conosco");
  • E-mails do seu networking;
  • Blog pessoal do candidato;
  • Redes sociais, com destaque ao Linkedin (leia mais AQUI).

Conforme pesquisa realizada pela Catho em 2009, estima-se que aproximadamente 70% dos profissionais que disputam uma vaga no mercado possuem seu currículo cadastrado em algum meio on-line. Além disso, a pesquisa também apontou que a principal fonte para o recrutamento é o networking (28%), seguido de perto pela internet (22,3%), que cresceu aproximadamente 6% em comparação com a pesquisa de 2007.

Com isso concluímos o seguinte, a internet vai ser usada cada vez mais pelos recrutadores como meio de encontrar os melhores talentos e você precisa estar preparado para ser encontrado.

Quanto aos sites pagos a minha opini√£o √© a seguinte: se voc√™ puder pagar por um plano trimestral, fa√ßa. O fil√© s√≥ vai aparecer nestes sites para aqueles que estiverem pagando. Aproveite tamb√©m para tirar d√ļvidas e otimizar seu curr√≠culo com os consultores desses sites, normalmente voc√™ n√£o paga nada a mais por isso.

√Č importante que se ressalte uma coisa, mesmo com o paradigma do curr√≠culo on-line, uma coisa n√£o mudou quando se trata de procura de emprego: "Quem chega primeiro bebe √°gua limpa" e "O segundo lugar √© o primeiro lugar dos perdedores".

O que eu quero dizer com isso é que o candidato não pode se dar o luxo de esperar que o cadastro nos sites seja suficiente, ou seja, é preciso manter-se ativo na procura das oportunidades. Uma dica interessante é a de enviar uma carta de apresentação para as empresas que não estão anunciando vagas no momento, pois muitas são preenchidas mesmo antes de serem anunciadas.

Se você tiver um blog ou site pessoal, aproveite para incrementá-lo, afinal, não há melhor forma mais rica na internet de apresentar-se do que através de um site. Se ainda não tem, quem sabe não seja essa a hora de montar o seu.

Abraços e sucesso!

CLIQUE AQUI e tire d√ļvidas sobre sua carreira profissional.

√öltima atualiza√ß√£o em Seg, 21 de Maio de 2012 13:18  

Comentar

O propriet√°rio do site se reserva o direito de n√£o publicar seu coment√°rio caso contenha conte√ļdo impr√≥prio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco