abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Carreira Mito: Líderes nascem líderes

Mito: Líderes nascem líderes

E-mail Imprimir PDF

Faça um exercício: diga rápido o nome de 5 grandes líderes dos quais seus filhos também se tornaram grandes líderes.

Ok, mais uma chance... rapidinho: cite o nome dos pais dos 5 grandes líderes que acabou de pensar e que eram também grandes líderes.

Antes de ser apedrejado deixe-me dizer uma coisa: existem sim características passadas geneticamente que podem favorecer o surgimento de um líder... PODEM FAVORECER. Seria inconsequente dizer que todos os líderes que conhecemos o são simplesmente porque carregam os cromossomos de outros líderes. É só pensar um pouco, isso certamente não é fator determinante para a liderança.

Certo, mas se não é uma herança de nossos pais, como nascem os líderes?

Já ouviu aquele ditado popular que diz "A ocasião é quem faz o ladrão"?

Trocando em miúdos significa dizer que os líderes nascem porque estão inseridos dentro de um contexto que lhes favorece o desenvolvimento da liderança e, principalmente, porque de alguma forma se destacam neste contexto. Se não, pense no seguinte, ser um líder político lhe garante o mesmo sucesso na religião, nos negócios ou na família?

Absolutamente não!

O líder político o é porque este contexto lhe é favorável e isso certamente não está em seus genes. É nesse contexto onde estão suas maiores aspirações, seus maiores sonhos, suas maiores realizações. As pessoas são reconhecidas como líderes não somente porque sabem falar bem ou porque possuem autocontrole, ou porque sabem planejar e delegar, mas sim, porque usam estas habilidades dentro da área onde possuem certo domínio ou familiaridade.

Este é o ponto!

A liderança em áreas diferentes pede habilidades diferentes. Experiência acumulada e domínio da área de interesse pesam muito na consolidação de uma liderança.

Já ouviu falar no CHA do líder?

C = Conhecimento. O líder deve buscar por toda a sua vida adquirir cada vez mais e mais conhecimento. Além disso, ele deve ser educador, deve compartilhar tudo o que aprende com aqueles que estão à sua volta, deve ser formador de novos líderes.

H = Habilidade. Não basta conhecer, tem que SABER FAZER. O líder ensina a fazer MOSTRANDO COMO SE FAZ.

A = Atitude. O líder age, é inconformado, não aceita a zona de conforto.

Vamos à matemática do CHA:

C + H - A = Líder Técnico. Conhece muito em sua área de atuação e é perito no que faz, porém é conformado, prefere esperar que as mudanças ocorram ao natural. Grande chance de trabalhar há mais de 20 anos fazendo a mesma coisa, possivelmente na mesma empresa.

C - H + A = Líder Professor. Possui grande conhecimento em sem segmento e procura sempre melhorar através de atitudes proativas. Não tem habilidade na função, o que atrapalha seu sucesso como líder. Costuma andar de empresa a empresa buscando reconhecimento.

-C + H + A = Líder Primitivo. Reconhecido pela qualidade do seu trabalho como executor e por sua proatividade e participação. É uma formiga à serviço da rainha, mas não a essência do seu trabalho e do negócio onde está inserido, por isso não consegue se destacar frente à uma equipe.

C + H + A = Líder "Nato". Sabe fazer, faz bem feito e ensina a fazer, forma novos líderes. Movido por objetivos desafiadores, inquieto e inconformado. Toma decisões e planeja-se de forma SMART.

Conheço pessoas que em determinadas áreas são craques no CHA da liderança, mas em outras acabam devendo um C, um H ou um A.

O que quero dizer é que todos podemos ser líderes, desde que estejamos exercitando a liderança nas áreas onde temos condições de sermos.

Pense nisso, você também pode ser líder, é só tomar o CHA da liderança.

Um grande abraço e sucesso!

Referências:
http://pt.shvoong.com/law-and-politics/1619399-um-l%C3%ADder-se-faz-ou/#ixzz1MqSVvVAu
http://www.via6.com/topico/54447/as-pessoas-nascem-lideres-ou-se-tornam-lideres-
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/lideres-nascem-lideres-mito/51921/

Última atualização em Seg, 21 de Maio de 2012 13:16  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco