abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Carreira O que não devo colocar em meu currículo profissional

O que não devo colocar em meu currículo profissional

E-mail Imprimir PDF

A pergunta mais comum entre os candidatos a emprego que estão redigindo seus currículos é: “O que devo colocar no meu currículo profissional?”. O pensamento não está errado, no entanto, deveriam também fazer a pergunta: “O que não devo colocar em meu currículo profissional?”.

Ambas as preocupações são importantes, mas a segunda pergunta evitará que seu currículo seja descartado no primeiro filtro, onde os responsáveis pela seleção procurarão de forma superficial coisas que possam desclassificar alguns dos candidatos reduzindo a “pilha de currículos” que precisam ser avaliados.

Vamos dar uma olhada em alguns dos pontos mais importantes com os quais o candidato precisa tomar cuidado e que podem literalmente minar o seu currículo.

1. Não use títulos como “Currículo Profissional”, “Curriculum Vitae” ou qualquer outro similar. A primeira informação que deve estar destacada é seu nome de forma que possa ser rapidamente identificado e memorizado. Você pode também adicionar próximo ao nome dados de endereço, e-mail e telefone, facilitando um possível contato para entrevista.

2. Jamais, sob hipótese alguma, use gírias, linguagem chula ou demasiadamente técnica. Temos que ter em mente que muitas vezes quem aplica o filtro aos currículos não necessariamente é um especialista da área na qual você está sendo contratado. Tudo o que lhe parecer ofensivo, inapropriado ou inútil poderá servir como motivo para excluir seu currículo.

3. Fotos só devem ser colocadas caso tenha sido solicitado.

4. Não cite suas referências pessoais ou profissionais, elas serão solicitadas à você caso você seja chamado para uma entrevista ou para uma etapa mais avançada do processo de seleção.

5. Não há necessidade de colocar o motivo pelo qual saiu do seu último emprego, apenas prepare-se para responder essa pergunta em uma possível entrevista.

6. Cuidado ao falar sobre suas conquistas, trabalhos realizados e qualificações. Tenha em mente que o recrutador fará uma pesquisa minuciosa e facilmente descobrirá se você está mentindo. Na melhor das hipóteses, se a mentira funcionar no processo de seleção, você não irá durar muito tempo no cargo assim que descobrirem que você não é capaz de fazer o que disse que é.

7. Abreviações de qualquer tipo devem ser evitadas, podem confundir o recrutador e dificultar a leitura do currículo, fazendo com que ele perca o interesse. Se não houver escapatória, use explicar através de nota de rodapé ou legendas.

8. Não transforme seu currículo em uma fria lista de supermercado com coisas que você realizou e qualificações. É importante que o recrutador consiga visualizar que você oferece aquilo que a empresa está procurando. Ela quer a solução para um conjunto de problemas, você precisa vender de forma convincente a ideia de que você é essa solução.

9. Abaixo do nome e dos dados para contato, informe um resumo com suas qualificações. O objetivo é que o recrutador não precise ler todo o seu currículo para identificar que você está enquadrado na vaga. Não exagere no tamanho do resumo e tenha em mente que para cada emprego poderá ser necessário mudar esse resumo, dando destaque para qualificações que possam interessar mais para aquela vaga em específico.

10. Cuidado para manter seu currículo com dados atualizados sobre experiências, qualificações e realizações profissionais.

11. Não prenda-se a "padrões" que restringem o tamanho do currículo, ele não precisa obrigatoriamente ter um número mínimo ou máximo de páginas. Na verdade, o que determina o tamanho de seu currículo é o tamanho de sua experiência. É esperado pelos recrutadores que seu currículo tenha apenas uma página se você tiver acabado de sair da faculdade e não tiver experiência alguma.

12. Não despreze experiências não remuneradas, se elas forem relevantes para a vaga, inclua sem medo.

Por mais simples que pareçam, essas recomendações poderão ser determinantes para que você consiga a vaga ao invés de seus concorrentes.

Um grande abraço e sucesso!

 

Última atualização em Seg, 31 de Março de 2014 19:25  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco