abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Carreira Abaixo o "meiaboquismo"

Abaixo o "meiaboquismo"

E-mail Imprimir PDF

Deus nos fez máquinas de alto desempenho, capazes dos mais incríveis feitos. Porém, é comum observarmos por aí algumas dessas máquinas usando menos da metade da sua capacidade.

Essas pessoas (tenho certeza que você, leitor, não se enquadra aqui) acreditam que, mesmo que usem metade da potência, chegarão ao mesmo lugar. Elas acreditam que não vale a pena se cansar para vencer obstáculos, afinal, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", não é assim? Sempre temos também a possibilidade de desistir, é mais fácil.

Você conhece alguém assim? Eu conheço algumas pessoas assim. Bem, na verdade, eu conheço muitas pessoas assim.

"Pra que vou dar o meu melhor se a empresa só me paga aquela miséria?". Porque será que ele está recebendo aquela miséria, você arriscaria um palpite?

"Ah, mas a empresa que eu trabalho não reconhece o meu esforço!". Será mesmo? Esperamos primeiro RECEBER para então DAR em troca. É assim que as coisas funcionam? A empresa tem que me conquistar com um bom salário e ótimas condições e então eu começo a fazer por merecer? Será que o que eu acho que dei para a empresa era realmente o que ela precisava? É essa a ordem normal das coisas?

É incrível como o ser humano tenta sempre encontrar desculpas para justificar para seus fracassos. O problema está lá fora, nunca aqui dentro. "A culpa é do governo!", "Meu professor me persegue", "Meu chefe não me dá oportunidades", "Meu colega é um incompetente", "Minha mãe é uma careta", etc.

Gostaria que pensasse agora sobre as perguntas que vou fazer a seguir. Você não precisa responder nada pra mim, responda pra você, seja sincero consigo mesmo.

Diante de todas as dificuldades "que a vida lhe impõe", você tem feito o SEU MELHOR para contorná-las? Verdadeiramente você fez A SUA PARTE? Não havia mais nada que pudesse ter feito para resolver a questão? Qual a sua parcela de responsabilidade nos problemas?

Quantas vezes você viu seu colega se justificando sobre um insucesso: "mas aconteceu tal coisa... mas aquilo atrapalhou... mas ele também não fez... mas... mas... mas..."

Estou certo de que você jamais faria isso! Você diria o seguinte: "... é verdade, eu poderia ter feito melhor e assim farei da próxima vez... eu poderia ter evitado... eu poderia os ter treinado... eu poderia o ter orientado... eu poderia ter conversado com ele... eu poderia ter estudado mais... eu... eu... eu".

Eu sei porque você diria isso. Você está preocupado em melhorar constantemente, independente dos obstáculos e das dificuldades. Você sabe que eles sempre existirão, cabe a você aprender com os tropeços e ser cada dia melhor, para que possa, a cada dia que passa, dar o melhor de si mesmo. Você sabe que é o ator principal da sua vida, que é você quem escreve o roteiro.

A vida premia os esforçados. O único lugar onde "suor" vem depois de "sucesso" é no dicionário. Não podemos esperar que as coisas se resolvam por si, não podemos esperar que a pessoas se movam primeiro para então nos movermos, temos que ser os donos do nosso próprio destino.

Se você estiver hoje à frente de uma equipe e tem dificuldades para resolver os problemas porque ninguém assume sua parcela de responsabilidade, ajude-os a ver. Ajude-os a reconhecer aquilo que lhes cabe, porque se fizerem o seu melhor, terão conhecimento de causa para cobrar a sua parte como líder. Mas não esqueça, o líder deve ser um ícone, a mudança tem que começar por você.

E se você não for o líder, não use isso como justificativa, sua postura será usada como exemplo também e quem sabe esteja nascendo aqui um novo líder.

Faça, lute, corra atrás de seus objetivos (tenha objetivos)! A vida é curta, use sua máquina para voar pelos caminhos da vida, não desperdice o seu potencial.

Faça sempre o seu melhor e estará andando no caminho do sucesso!

Última atualização em Seg, 21 de Maio de 2012 13:28  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco