abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Carreira Férias: descanso ou preocupação?

Férias: descanso ou preocupação?

E-mail Imprimir PDF

Chegam as férias e com elas a dor de cabeça dos gestores que precisam garantir que o negócio funcione bem mesmo com o quadro reduzido e com as atividades sendo executadas por aqueles que não são seus "donos" de fato. O que muitos líderes e donos de empresas não se dão conta é que essas dificuldades são na verdade uma consequência de outro problema, ausência dos hábitos de planejar e delegar.

O planejamento é uma habilidade desejada em todos os profissionais, porém são poucos que a possuem. Cabe ao líder local identificar este ponto fraco e trabalhá-lo junto ao colaborador no sentido de que comece a aplicar no seu dia-a-dia boas práticas que o ajudem a melhorar sua capacidade de planejamento. Além disso, a empresa pode adotar procedimentos operacionais que tornem o planejamento atividade do quotidiano.

A delegação de tarefas pode ser facilitada de duas formas: rodízios funcionais e normatização dos processos do negócio.

Ao promovermos os rodízios periódicos, estaremos fazendo com que os colaboradores tenham uma visão mais abrangente das atividades no sentido de perceberem a interatividade entre todos os processos, facilitando sua compreensão do negócio com um todo. Porém, essa prática precisa ser muito bem planejada e coordenada, para que não prejudique as operações diárias trazendo falhas operacionais, não cumprimento de prazos e insatisfação de clientes.

A normatização de processos é um caminho interessante, pouco usado ainda pelas empresas de pequeno e médio porte no Brasil. Consiste em escrever e manter um manual operacional de tudo o que é feito, uma normativa de procedimentos. Com tal documentação, qualquer colaborador com o conhecimento mínimo do processo poderá executá-lo gerando o mesmo tipo de resultado obtido quando executado pelo dono do processo. Obviamente que não sem antes fazê-lo passar por um treinamento teórico e prático. A documentação serviria no processo de treinamento e também como fonte de consulta nas rotinas diárias.

Existe outro fator que afeta de forma bastante negativa o comportamento dos colaboradores ao ponto de prejudicar especialmente o exercício da delegação: clima de competitividade não sadia.

Nesses casos os profissionais costumam reter informações sobre suas atividades para que não sejam superados pelos colegas, deixando de receber o devido reconhecimento ou até mesmo com o medo de serem demitidos. Só há uma coisa a ser feita: mudança no clima organizacional, para que a competitividade seja incentivada, mas de uma forma justa e sadia.
O líder deverá monitorar o ambiente tentando identificar se existem pessoas centralizadoras e se este comportamento é devido à competitividade, ou devido à pouca prática da delegação. Com base nisso, adotará medidas, com apoio da diretoria, para eliminar a ocorrência deste tipo de comportamento.

Abraços e sucesso!

POSTE AQUI SUAS DÚVIDAS SOBRE CARREIRA, PROFISSÃO OU BUSCA DE EMPREGO.

Última atualização em Seg, 21 de Maio de 2012 13:27  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco