abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Finanças Pessoais "Inflação elevada" é oportunidade para investimentos

"Inflação elevada" é oportunidade para investimentos

E-mail Imprimir PDF

Por mais incrível que pareça, a inflação pode ser uma boa alidada daqueles que estiverem procurando alternativas interessantes de investimentos. Isso porque existem alguns títulos financeiros que usam índices indexados à inflação, que corrigem o investimento e evitam a desvalorização, e ainda pagam um valor extra, chamado de prêmio. O prêmio é o rendimento real, já que a correção apenas evita que seu dinheiro seja "roído" pela inflação.

 

Essencialmente você poderá comprar esses títulos através de dois canais: diretamente do governo (Tesouro Direto), ou dos bancos privados (CDBs). Os CDBs variam entre pré e pós-fixados, cada instituição praticando taxas e prazos diferenciados. Nesse caso, vale a pena sentar com seu gerente para que ele lhe apresente todas as opções. ATENÇÃO: tenha em mente que os gerentes querem, em geral, aquilo que é melhor para os bancos, não para você. Então pergunte, pergunte e pergunte... no final tome a decisão com base em suas convicções, cuidado com o "papo mole".

Na ceara dos títulos públicos, destacam-se as notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B) e as notas do Tesouro Nacional série C (NTN-C). Para termos uma ideia, as NTN-B renderam de Janeiro a Setembro (2012) em torno de 19%, e de Setembro de 2011 a Setembro de 2012, 24%. Essa performance superou de longe o Ibovespa, que rendeu apenas 4% entre  Janeiro e Setembro de 2012, ficando atrás até da poupança (4,89% no mesmo período).

Os analistas estimam que a expectativa é de crescimento da inflação durante 2013, o que significa que os investimentos desta categoria continuarão a ser interessantes pelos próximos 10 ou 12 meses.

Se estiver com uma graninha sobrando, esses títulos são realmente uma boa opção, faça uma pesquisa mais aprofundada daquilo que o mercado oferece e escolha as opções que atendem da melhor forma sua necessidade.

Abraços e sucesso!

 

Última atualização em Ter, 26 de Fevereiro de 2013 21:43  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco