abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Finanças Pessoais IRPF 2013: 5 Dicas para receber a restituição mais cedo

IRPF 2013: 5 Dicas para receber a restituição mais cedo

E-mail Imprimir PDF

Receber a restituição do Imposto de Renda mais cedo é o desejo daqueles que recebem a "mordida do leão" todos os anos sem perdão. Nada como antecipar essa graninha para engordar as aplicações, fazer uma viajem ou comprar algum produto de consumo. Pois bem, não fique aí parado, siga as dicas a seguir e prepare-se o quanto antes.

1) Quanto mais cedo começar, melhor:

Esta última semana deve ser aproveitada para juntar a papelada que vai precisar para a declaração. Documentos como recibo da declaração anterior, escrituras, informes de rendimentos e outros comprovantes devem ser separados para que na hora da declaração esteja tudo à mão.

Também é uma boa hora para verificar se os dependentes não estão com o CPF irregular, o que inviabiliza o seu registro no programa da Receita Federal. Em caso de pendência, as agências da CEF, BB e também Correios são os melhores locais para providenciar a emissão.

2) Identifique e organize as despesas:

Procure todos os gastos realizados no ano de 2012. Se preciso, contate os fornecedores, colete dados como CNPJ/CPF. Localize e separe todos os recibos de gastos com saúde, faculdade, doações, etc.

3) "Pastinha do Leão":

Compre uma pasta e coloque nela toda a documentação da declaração do IRPF 2013. Será útil agora e muito mais quando chegar o IRPF 2014, quando você encontrará facilmente todos os documentos acessíveis em um único lugar.

4) Faça cópia dos comprovantes dedutíveis:

Se você tiver recibos que informou como valores dedutíveis, anexe cópias aos recibos, pois dentro de um prazo de 5 anos a Receita poderá lhe pedir esses documentos para algum tipo de comprovação.

5) Escolha uma data bem tranquila para fazer sua declaração:

Não faça sua declaração em paralelo com outras atividades do dia-a-dia. Escolha um dia tranquilo em um horário onde você possa se dedicar à atividade, evitando cometer erros que poderão lhe custar caro depois.

Abraços e sucesso na sua declaração do IRPF2013!

Fonte: G1

 

Última atualização em Ter, 26 de Fevereiro de 2013 21:48  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco