abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Finanças Pessoais Dicas para economizar na hora de comprar o material escolar

Dicas para economizar na hora de comprar o material escolar

E-mail Imprimir PDF

Está quase na hora de a criançada voltar para escola e os pais começam a se preocupar com os gastos com material escolar de seus filhos. Pensando nisso coletei algumas dicas fornecidas por especialistas que podem ajudar muito na hora de colocar a mão no bolso:

Reuso de materiais
Verifique que materiais usados em anos anteriores podem ser reaproveitados, evite o desperdício. Por exemplo, reaproveite páginas de caderno não usadas espiralando-as novamente em um caderno novo, além de economizar, ajuda o meio ambiente.

Comprar livros usados
No caso de livros, verifique se não há parentes ou pessoas conhecidas que já tenham adquirido o livro, que poderá ser adquirido a um preço muito inferior.

Outra alternativa interessante é adquirir os livros de sebos, que oferecem livros usados por preços muito convidativos. Procure por sebos na sua cidade e na internet eu sugiro os seguintes:

Compra parcial
Verifique se o material é para o ano todo, ou somente para o primeiro semestre. Se possível, compre no início do ano somente aquilo que será usado no primeiro semestre, pois os preços estarão bem mais acessíveis na metade do ano. Você também pode procurar comprar agora somente aquilo que será usado nas primeiras semanas, deixando para comprar o restante posteriormente, quando os preços estiverem mais baixos.

Compra conjunta em atacado
Procure outros pais que possam ter o interesse em fazer uma compra conjunta, então comprem em um atacado, ao invés de comprar em livrarias. A diferença de preço é notável, todos economizarão.

Deixe seu filho em casa e evite material de personagens
Se isso for possível, evite levar seu filho junto, pois ele se encantará com aqueles materiais com seu personagem da TV favorito, que obviamente são BEM mais caros. Caso essa possibilidade esteja descartada, converse com seu filho, faça-o perceber que essa economia poderá viabilizar outras coisas que ele também goste e que beneficiem toda a família. Não subestime a inteligência dele, se fores franco e souberes mostrar a ele os efeitos positivos da economia, ele certamente entenderá e poderá colaborar de forma consciente.

Pesquise na internet
Use a internet como ferramenta, ela facilitará o processo de comparação e pesquisa sem que você precise sair de casa. Se você puder comprar pela internet, evitará transtornos como trânsito e horários apertados para sair do trabalho. Ao comprar pela internet também poderá evitar ter que levar seu filho junto e estará livre dos seus desejos e vontades.

Comparação de marcas
Procure comprar produtos iguais de marcas diferentes, neste mercado as diferenças podem ser absurdas, sendo possível economizar mais de 200% em um único item.

Parcelamento
Se não tiver conseguido juntar dinheiro para comprar à vista, faça o parcelamento no cartão para não pagar juro nas parcelas e, SOB HIPÓTESE ALGUMA, parcele ou atrase a fatura do cartão.

O que as escolas não podem obrigar
Fique esperto, as escolas não podem obrigar os pais a comprar material de uma determinada marca. Se isso acontecer, aperte-os e, se for o caso denuncie, no PROCON, pois essa prática fere os Direitos do Consumidor. A mesma ideia vale para compra de uniforme, a escola não pode obrigá-lo a comprar de um único fornecedor.

Não compre material de limpeza, a menos que seja para higiene pessoal de seu filho. As escolas são obrigadas a fornecer papel higiênico, papel toalha, copo descartável, etc.

Troca
Peça nota fiscal de tudo e guarde com carinho, essa prática facilitará muito caso seja necessário fazer a troca de algum material defeituoso ou fora da especificação do que foi solicitado pela escola.

Por fim, procure pagar TUDO À VISTA COM DESCONTO, além de economizar evita contrair dívidas e pagar juros.

Se você tiver alguma dica, comente e compartilhe conosco e com todas as pessoas que lêem o abramente.com.

Abraços e sucesso!

POSTE AQUI SUAS DÚVIDAS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS.

Última atualização em Dom, 27 de Maio de 2012 12:04  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco