abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Gerenciamento de Projetos Scrum: Visão Geral

Scrum: Visão Geral

E-mail Imprimir PDF

Um pouco de história

A origem do Scrum se deu como um novo estilo de gerenciamento de projetos nos idos de 1986, concebido e batizado por Takeuchi e Nonaka. Deram este nome pois visualizaram uma semelhança no uso de equipes menores, multidisciplinares e mais eficazes, com formação Scrum do Rugby.

Em 1993, Jeff Sutherland, John Scumniotales e Jeff McKenna conceberam e documentaram o Scrum como é conhecido hoje, porém foi Ken Schwaber que o formalizou e difundiu como processo de gerenciamento de projetos de software.

O Scrum tem sido difundido mundialmente devido sua aplicação ao gerenciamento de projetos de software, porém ele pode muito bem ser utilizado em projetos com finalidades diferentes. Além de projetos de software, o Scrum também tem sido utilizado para gerenciar o trabalho de manutenção de software com sucesso.

Definição

De uma forma bem simples podemos dizer que o Scrum consiste em um conjunto de papéis e práticas simples orientados para o processo de gerenciamento de projetos, especialmente de software. Alguns autores dizem que o Scrum seria uma framework para gerenciamento de projetos.

Framework Scrum

Scrum Framework

No próximo artigo falaremos sobre os papéis existentes no Scrum: Scrum Master, Product Owner e Equipe.

Referências:

Última atualização em Seg, 21 de Maio de 2012 13:21  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco