abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Novidades Educação financeira será obrigatória nas escolas do país a partir de 2012

Educação financeira será obrigatória nas escolas do país a partir de 2012

E-mail Imprimir PDF

Orçamento doméstico, poupança, aposentadoria, seguros e financiamentos farão parte oficialmente do currículo das escolas públicas a partir de 2012.


O governo federal editou, na semana passada, um decreto que instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira, uma série de iniciativas pedagógicas voltadas às escolas e a adultos com o objetivo de erradicar o analfabetismo financeiro.

Neste ano, 450 escolas públicas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Tocantins e Distrito Federal iniciaram aulas de um projeto-piloto de educação financeira, que deverá chegar a mais de 200 mil instituições de ensino oficial.

Em 2011, o projeto-piloto testará uma metodologia de educação financeira voltada para escolas públicas do ensino fundamental. Os educadores desenvolveram conteúdos adaptados para todas as séries dos ensino fundamental e médio.

Não haverá uma disciplina específica. O conteúco será distribuído pelas aulas de matemática, história, ciências sociais e até português. A educação financeira nas escolas é incentivada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e faz parte do currículo escolar de mais de 60 países.

Além da educação formal nas escolas, também estão previstos a modulação de cursos a distância e de iniciativas de treinamento em finanças pessoais para adultos. Segundo José Linaldo Gomes de Aguiar, secretário de relações institucionais do Banco Central, eles ensinarão a organizar o orçamento, planejar a aposentadoria e utilizar bem os financiamentos.

- O importante é que as pessoas sejam bem informadas e tenham consciência de suas decisões.

POSTE AQUI SUAS DÚVIDAS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS.

Fonte: Diário Catarinense

Última atualização em Seg, 21 de Maio de 2012 13:20  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco