abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Carreira Como responder a pergunta: Porque você deseja trabalhar nesta empresa?

Como responder a pergunta: Porque você deseja trabalhar nesta empresa?

E-mail Imprimir PDF

Blog descontinuado, leia o artigo atualizado no link abaixo:
www.ivanseibel.com.br

PERGUNTA

Olá Bom Dia! Gostaria que pudesse me esclarecer uma dúvida se possivel, fiquei afastada algum tempo da minha área de atuação, resolvendo então agora retornar ao mercado de trabalho, e preenchendo um currículo na empresa me deparei com a pergunta "Porque você deseja trabalhar nesta empresa?". O que devo colocar?

Autora: Ângela

RESPOSTA

Ângela, sua pergunta não poderia ser mais pertinente, essa é a dúvida de muitos!

O relacionamento empresa/funcionário é um relacionamento de troca, ou seja, a empresa precisa de algo que você possa oferecer e você espera o mesmo da dela, só que por motivos diferentes. De uma forma bem simplista, a empresa necessita que você execute determinadas atividades necessárias para o desenvolvimento do seu negócio e você quer ser paga por isso. Mas concorda comigo que as expectativas de ambos os lados vão além disso?

O que a empresa pode esperar de você, além de simplesmente executar as funções que lhe foram solicitadas? Pense em suas qualidades profissionais e em como você pode transformar isso em benefícios para a empresa, "venda seu serviço". Tome cuidado quando estiver fazendo isso, não exalte em demasia as qualidades, porque não é isso que as empresas compram, elas compram RESULTADOS. Quer dizer, se você é organizada e aplicada no trabalho, venda o resultado disso e não a qualidade em si.

"Ofereço ao meu empregador alta produtividade nas atividades do dia-a-dia, mesmo em momentos críticos, pois gerencio meu tempo com foco nos resultados."

Este é só um exemplo, você terá que desenvolver um "argumento de venda" para cada uma das suas qualidades profissionais.

Mas o relacionamento empresa/funcionário não se resume nisso. Existe também aquilo que você deseja quando procura um novo emprego, que, como já disse anteriormente, não se consiste somente no salário e nos benefícios materiais. Então o que é?

Responda as seguintes perguntas e terá a resposta: o que me move dentro de uma empresa? o que me deixa motivada? o que me faz comprometer-me com a empresa e o trabalho? o que me faz levantar todos os dias com "tesão" de voltar ao trabalho?

Observe que lhe dei duas perspectivas, uma sobre a expectativa da empresa e outra sobre sua expectativa. Eu estou considerando que não há, no mesmo questionário, uma pergunta do tipo "Porque você acha que devemos lhe contratar?". Se esta pergunta estiver lá, é nela que você "venderá" os benefícios que a empresa terá. Mas se não houver tal pergunta, sua resposta deverá ser completa, deixando claro o que quer e o que pode dar em troca.

Ângela, espero ter conseguido inspirar suas ideias, do contrário, diga o que ainda está nebuloso que farei o possível para lhe ajudar.

Recomendo ainda a leitura dos seguintes artigos do blog:

Um grande abraço e sucesso na sua empreitada!

 

CLIQUE AQUI e tire suas dúvidas sobre vários temas relacionados à sua carreira profissional.

Estamos prontos e ansiosos para ajudá-lo!

 

 

Última atualização em Qui, 25 de Fevereiro de 2016 07:18  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco