abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Finanças Pessoais Em que compensa mais investir nos dias atuais=> Dolar,Euro ou Ouro? E por que?

Em que compensa mais investir nos dias atuais=> Dolar,Euro ou Ouro? E por que?

E-mail Imprimir PDF

PERGUNTA:

Em que compensa mais investir nos dias atuais=> Dolar,Euro ou Ouro? E por que?

Autor: retirada do yahoo respostas.

RESPOSTA:

Olá Renato,

Bom, primeiro vamos separar as galinhas brancas das vermelhas, o investimento em moedas difere muito do investimento em ouro. A análise para as moedas é uma, para o ouro, que é uma commodity, é outra.

Tanto o euro quanto o dólar desvalorizaram bastante em comparação com o real de 2009 pra cá e não há, até o momento, uma perspectiva que de uma reversão no pequeno, médio e longo prazo. Na verdade, a sensação que temos é que os preços podem ficar estabilizados no patamar em que estão por um certo tempo.

Mesmo que ocorram altas, não devemos esperar nesse momento movimentos substanciais que justifiquem o investimento nessas moedas. Enquanto nosso juro estiver alto, a inflação controlada e o país em crescimento, pouco provável que essas altas venham a ocorrer em uma proporção que valha a pena comprar a moeda estrangeira.

Significa que investir em moeda nesse momento, a mim, não parece uma boa alternativa. Independente disso, não aventure-se em um campo como esse a menos que saiba o que está fazendo, a flutuação do câmbio é complexa, são centenas de variáveis envolvidas e você precisa acompanhar constantemente o mercado. Tenho a sensação de que não é o seu perfil.

O ouro é uma das alternativas mais seguras para proteger seu dinheiro da oscilação da moeda em função da inflação, pois seu preço varia conforme a demanda e não é afetado pelos planos econômicos dos países, como ocorre com as moedas. Também por esse motivo acaba sendo um dos melhores investimentos em épocas de crise global. Hoje e sempre ele será uma alternativa segura, porém ganhar dinheiro com ele não é tão simples.

Uma vez que você comprou o ouro, terá que deixá-lo guardado em uma instituição financeira ou na bolsa que lhe cobrarão taxas e seguro. Você também pode comprar as barras, ao invés dos títulos (bolsa), porém terá que armazená-lo por conta própria. Convenhamos que nos tempos de hoje não dá pra dormir tranquilo pensando que dentro do seu armário tem uma caixa cheia de barras de ouro.

Outro fator importante quando investe-se em ouro é que sua cotação é feita com base no dólar, por isso o investidor precisa estar atento para não sair perdendo com a flutuação do câmbio e isso torna a operação com ouro relativamente complexa.

Observe também que o ouro não rende juros quando parado, você precisa comprar na baixa e vender na alta para ganhar com ele. A oscilação depende única e exclusivamente da procura do metal e não é afetado de forma direta pelas medidas econômicas de um país ou outro, como ocorre com as moedas.

Com tudo isso podemos concluir que tanto para investir em moeda quanto em ouro é necessário saber o que está fazendo, é preciso conhecer os mercados, os riscos e os custos envolvidos em cada tipo de investimento. Não se deixe influenciar por "dicas" e "achismos", seu dinheiro é precioso... pelo menos o meu é.

Procure uma corretora para lhe ajudar a tomar a decisão mais adequada ao seu perfil de investidor, minimizando riscos e maximizando lucros.

Abraços e sucesso!

POSTE AQUI SUAS DÚVIDAS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS.

Última atualização em Seg, 21 de Maio de 2012 13:16  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco