abramente.com

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Qualidade Capítulo II - Arrumando a Casa (Parte V)

Capítulo II - Arrumando a Casa (Parte V)

E-mail Imprimir PDF

Resumo: este post é mais um da série que pretende analisar o livro Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia do Falconi.

Como planejar a melhoria do seu gerenciamento

Essa é a pergunta da qual a resposta vale 1 milhão de dólares, apesar disso o Falconi foi bastante simplista em sua explicação, porque em essência é mais simples do que parece.

O Gerenciamento da Rotina é baseado no método e no humanismo.

O método é representado pelas padronizações que criaremos e o humanismo são as pessoas. Não custa repetir, comentei sobre isso no post "Capítulo II - Arrumando a Casa (Parte III)", o método representa apenas 10% do sucesso, você dependerá das pessoas para aplicá-lo, elas devem estar engajadas e muito bem treinadas. Mas lembre-se, apesar de representar apenas 10%, o método é importante, não só isso, é fundamental.

Não existe um método rígido de melhoria do seu gerenciamento.

Não procure receitas prontas, sua empresa precisa de um bolo no tamanho, peso, formato e sabor adequados à sua realidade. As respostas não estão em livros nem na internet, estão dentro do negócio, o que foi bom para A pode não ser bom para B. Construam sua própria solução, obviamente, sem tentar reinventar a roda.

As frentes indicadas devem ser atacadas SIMULTANEAMENTE.

Na hora de fazermos o planejamento, por vezes, nos assustamos com o desafio e ficamos tentados a querer desmembrar o problema, trata-lo em pedaços, separadamente, em momentos diferentes. É nossa natureza de querer simplificar as coisas, mas não caia nessa tentação.

Ao avançarmos simultaneamente em todas as frentes de melhoria criamos oportunidade de envolver mais pessoas no processo, teremos mais gente comprometida com a mudança. Elas se completam mutuamente, as melhorias serão consistentes e cada avanço será sentido por todos, trazendo maior motivação com os resultados aparecendo a olhos vistos.

Nossa ferramenta "feijão-com-arroz" para planejar, realizar, controlar e corrigir o processo de melhoria será o PDCA. Se não o conhece ainda, comece a familiarizar-se com uma das mais simples e eficazes ferramentas da Administração como ciência.

Abaixo reproduzo a figura 2.2 retirada do livro que ilustra as melhorias sendo trabalhadas pelo PDCA.

Figura 2.2: Mentalidade no Gerenciamento da Rotina

Falconi propõe uma meta à você e sua empresa, atingir a excelência no gerenciamento da rotina do dia-a-dia em 2 anos! Quando saberá que a atingiu? Os níveis de satisfação interna e externa terão aumentado, a ocorrência de anomalias cairá drasticamente e você terá à sua disposição colaboradores motivados e prontos para novos desafios. A empresa dominará o processo de melhoria contínua e as mudanças não parecerão mais tão difíceis, sua empresa navegará leve pelas águas do mercado, como uma lancha e não como um transatlântico.

A figura 2.3 do livro apresenta uma proposta de plano de melhoria do Gerenciamento da Rotina que resume tudo. Tenha-a em sua mente a partir de agora, todo seu trabalho estará embasado nesse plano.

Figura 2.3: Linhas Básicas para a Melhoria do Gerenciamento da Rotina

Última atualização em Dom, 27 de Maio de 2012 12:17  

Comentar

O proprietário do site se reserva o direito de não publicar seu comentário caso contenha conteúdo impróprio.


Código de segurança
Atualizar

O que procura?

Pesquisa personalizada

Linha em branco